sexta-feira, maio 26, 2006

ESPAÇO INTERNET




EM MEMÓRIA DE JOSÉ ABRANTES, PRESIDENTE FUNDADOR DA AERB

José Abrantes nasceu a 17-Agosto-1895, filho de Abílio Abrantes e Filomena de Almeida, que moravam no Vale da Loba. Em 1907, foi juntar-se ao seu irmão mais velho Sebastião em Cacilhas. Aí trabalhou numa quinta durante 2 anos e depois foi trabalhar junto com o irmão numa padaria. Casou-se com uma conterrânea e em 1930 regressou a Beijós, e trabalhou algum tempo numa padaria em Canas de Senhorim antes construir a padaria em Beijós.

Casou duas vezes e teve 10 filhos, 5 com a primeira mulher Maria Alzira Peixoto do Outeiro e 5 com a segunda mulher Maria Amélia da Costa do Lugard'Além.

Era um homem sociável, em jovem animava as festas com a sua harmónica, e gostava de jogar às cartas com os vizinhos e mais tarde emprestava o espaço da ampla garagem para alguns dos bailes. Dava muita importância à inovaçãoe ao mérito no trabalho e na educação. Era um leitor assíduo dos jornais como a República e a Gazeta do Sul, partilhando as assinaturas com alguns amigos, fazia das noticias o tema da conversa animada em família.

Dava muita importância às acções colectivas e ao associativismo e ajudou a criar e consolidar a então Associação de Educação e Recreio de Beijós como Presidente Fundador. Fez outras contribuições e manteve-se ligado à Associação em diversos cargos, como rezam as actas, inclusive como Presidente do Conselho Fiscal nos últimos anos.

No comments yet